domingo, 3 de julho de 2011

"humanos" e "não humanos"!!


- A humilhação dos palestinianos - passatempo e desporto nacionais israelitas ...



__________






- As afirmações do soldado israelita; “Ramallah é uma selva, todos eles [os palestinianos] são macacos, animais, cães, (…) os animais estão encarcerados, não podem sair ...” (convém assinalar que, a cidade de,  Ramallah fica situada na Cisjordânia - isto é - em território palestiniano (é portanto em território ocupado que estes soldados israelitas se encontram))
- Enquanto que: “nós [israelitas] somos humanos não somos animais ...”


- Não são afirmações nem isoladas nem desgarradas – fazem parte do quotidiano israelita e estão fortemente enraizadas na sua cultura e na sua (racista, ou xenófoba) visão dos palestinianos.

- Segue-se a transcrição das citações do final da gravação:

1 - “devemos usar o terror, o assassinato, a intimidação, a confiscação de terras e o corte de todos os serviços sociais para libertar a Galileia da sua população árabe”.

- Por: David Ben-Gurion – ex-primeiro ministro de Israel.
- David Ben-Gurian; foi o 1º chefe de Governo de Israel, 1 líder do movimento “Sionismo Socialista”, e 1 dos fundadores do Partido Trabalhista. Esteve no poder no estado de Israel ao longo das 1ªs três décadas do estado. Foi 1º Ministro de 1948 até 1963 (com uma interrupção de 2 anos).

2 - “os palestinianos são bestas (animais) que caminham sobre duas pernas”.

- Por: Menachem Begin, em discurso no “Knesset” (parlamento israelita), citado por Amnon Kapeliouk na revista britânica “New Statesman”, em 25 de Junho de 1982.
- Menachem Begin, foi responsável pelo atentado à bomba do hotel “King David” em Jerusalém, em 22 de Julho de 1946 (do qual resultaram 91 mortos). Esteve envolvido (juntamente com Ariel Sharon, entre outros) no massacre nos campos de refugiados de Sabra e Shatila (que aconteceu entre 16 e 18 de Setembro de 1982) e de onde resultaram milhares de mortos. (Entre outros crimes).

3 - “os palestinianos deverão ser pisados como gafanhotos e as suas cabeças esmagadas contra as pedras e paredes”.

- Por: Yitzhak Shamir, ao New York Times a 1 de Abril de 1988 – era 1º Ministro de Israel na altura.
- Yitzhak Shamir – 1º Ministro de Israel de 1983 a 1984, e de 1986 a 1992.


__________






"A vida quotidiana na Palestina; Checkpoint de Bethlehem"


Novembro de 2008


Mulheres contra a Ocupação
e
Pelos direitos humanos.

Vida quotidiana na Palestina:

Palestinianos esperando em fila, em gaiolas de ferro, durante horas, a caminho dos empregos, diariamente. Esta é a fila que conduz ao checkpoint em si. Depois, no interior do checkpoint, terão que passar por verificações adicionais e esperar mais uma vez em longas filas.

Filmado por Neta Efroni.
Editado por Hadassa Shuve.



You Tube

__________






_____

Sem comentários:

Enviar um comentário