quarta-feira, 11 de julho de 2012

Banqueiros atrás das grades




(Divulgação)





Os grandes bancos foram surpreendidos em um enorme escândalo de manipulação das taxas de juros globais, surrupiando milhões de pessoas em hipotecas, empréstimos estudantis, entre outros. Se fosse conosco, iríamos para a cadeia por conta disso, mas o banco Barclays apenas teve de pagar uma multa, uma pequena fração de seus lucros! A indignação está crescendo e essa é nossa chance de finalmente virar a mesa contra o reinado dos banqueiros sobre nossas democracias. 


O regulador de finanças da UE, Michel Barnier, está enfrentando o lobby de poderosos bancos e defendendo uma reforma que iria colocar os banqueiros atrás das grades por fraudes como esta. Se a UE tomar a iniciativa, esse tipo de responsabilização pode rapidamente se espalhar pelo globo. Mas os bancos estão fazendo lobby contra essa medida e precisamos de um gigante apoio popular para conduzir essas reformas. 


Se conseguirmos 1 milhão de assinaturas em apoio a Barnier nos próximos 3 dias, isso lhe dará forças para enfrentar a lobby bancário e para pressionar os governos em prol de uma reforma bancária. Assine a petição ao lado. O número de assinaturas será representado por atores fantasiados de banqueiros em uma prisão em frente ao Parlamento da UE.


__________


Petição:  



Para a Comissão Europeia, Parlamento Europeu e Estados-membros:


Enquanto cidadãos preocupados com a onda de crises bancárias que afetam nossas economias e vidas, pedimos que tomem ação para garantir que os banqueiros sejam responsabilizados. Isso só pode ser feito com a apresentação de uma legislação forte contra o abuso de mercado, que inclua sanções criminais para os banqueiros que cavalguem por cima dos regulamentos ou desobedeçam nossas leis.




- Texto e petição em: avaaz.org




Sem comentários:

Enviar um comentário