quinta-feira, 26 de julho de 2012

Museu Geológico (3)




- Museu Geológico - Colecção Paleontológica






  Colecção Paleontológica

É a maior e mais importante colecção de referência deste âmbito, a nível nacional.

É constituída por centenas de milhar de representantes dos principais grupos fósseis provenientes de formações portuguesas, cobrindo praticamente todos os períodos entre o Câmbrico e o Quaternário, que ocorreram em Portugal, estando apenas exposta uma pequena parte, constituída essencialmente por exemplares figurados ou escolhidos pela qualidade da sua preservação.

No conjunto, merecem destaque as colecções de fósseis de mamíferos terciários e de dinossauros. Entre os grupos de invertebrados, devem referir-se, pela sua dimensão e variedade, as colecções de amonites, bivalves, gastrópodes e braquiópodes.

Deve sublinhar-se, por um lado, o facto desta colecção conter diversas espécies-tipo (holotipos, sintipos e paratipos), quer de invertebrados, quer de vertebrados, por outro, o de se encontrar parcialmente publicada, quer nas edições do Instituto e dos organismos que o precederam ("Memórias" e "Comunicações"), quer em publicações estrangeiras.

A colecção contém, também, um elevado número de espécies estrangeiras provenientes de trocas, compras e ofertas, efectuadas sobretudo, no final do século XIX.

Entre os seus principais organizadores, devem citar-se, entre outros, Carlos RibeiroNery DelgadoPaul Choffat e, mais recentemente, Georges Zbyszewski e O. da Veiga Ferreira.

De entre os principais grupos fósseis representados nas colecções do Museu Geológico, destacam-se os seguintes:
Vertebrados: Dinossauros e Mamíferos terciários;
Invertebrados: Coraliários, Trilobites, Graptólitos, Braquiópodes, Equinodermes, Goniatites, Amonites, Belemnites, Bivalves, Gastrópodes;
Plantas;
Icnofósseis.
















Sem comentários:

Enviar um comentário