quinta-feira, 5 de abril de 2012

Contra o encerramento da Maternidade Alfredo da Costa (1)



Documento elaborado pelos/as profissionais da MAC, após reunião de dia 5 de abril.

(divulgação)


Poderá Portugal prescindir da sua maior maternidade, a Maternidade Alfredo da Costa (MAC)?


Notícias contraditórias vindas a público anunciaram várias perspectivas para o futuro próximo da Maternidade Alfredo da Costa.
O que está em causa é apenas o futuro da maior unidade assistencial de medicina perinatal e da saúde da mulher do nosso país.


Poderá Portugal prescindir da sua maior Maternidade, a MAC?


Poderá Portugal prescindir das maiores empresas do país como a PT, a EDP ou a Auto-Europa?


Poderá Portugal prescindir de uma das suas grandes Universidades como por exemplo a de Coimbra?


Sabemos que tudo é possível, mas também percebemos que com certas decisões todos saímos a perder!


O que é a MAC?


A MAC é o resultado de 80 anos de construção de uma equipa multidisciplinar única, integrada por médicos, enfermeiros, outros técnicos de saúde, assistentes operacionais e assistentes técnicos.


A MAC é hoje uma unidade altamente diferenciada, sendo a referência nacional de excelência em múltiplas áreas.


A MAC é o local onde ocorre o maior número de nascimentos do país. O Hospital da cidade de Lisboa que se lhe segue em número de partos teve cerca de metade do número de nascimentos obtidos pela maternidade em 2011.


A MAC é a Instituição que segue o maior número de grávidas do País.


Tem uma Unidade de diagnóstico pré-natal com elevada diferenciação.


Em termos de qualidade a MAC é a instituição que segue o maior número de grávidas alto risco.


A MAC tem a maior Unidade de Neonatologia do País. Presta assistência a mais do dobro dos bebés assistidos pela Unidade que se lhe segue na região de Lisboa e vale do Tejo e cinco vezes mais do que outras Unidades da cidade de Lisboa.


Na MAC são também assistidos o maior número de bebés prematuros que nascem com menos de 1500g de peso, totalizando em 2011 mais do dobro do que a unidade que se lhe segue na região de Lisboa e vale do Tejo.


A MAC tem o maior Centro Público de Medicina Reprodutiva da Cidade de Lisboa.


A MAC é uma grande escola para a formação de profissionais na área da saúde materno-infantil, alicerçada na constante procura da excelência, ao longo dos 80 anos de dedicação das várias gerações de profissionais que optaram por esta forma de entrega à causa pública.


A MAC é o maior centro de formação em Obstetrícia-Ginecologia de Portugal, recebendo jovens médicos de várias zonas do país, com predomínio do Sul e Ilhas, que aqui vêm adquirir a sua diferenciação.


A MAC é também o maior centro de formação do País em Pediatria Neonatal, sendo uma referência na diferenciação para os jovens médicos da zona sul e ilhas.


A MAC pela sua dimensão, e pela centralização de recursos, e pelo volume de utentes assistidos, é um exemplo de rentabilização de recursos humanos e tecnológicos dentro do SNS.


A MAC, por dentro, teve investimentos recentes com renovação total dos serviços de neonatologia, serviço de urgência, ginecologia, blocos operatórios e laboratório entre outros, para competir em qualidade com os melhores centros internacionais.


Por tudo isto, e porque temos absoluta consciência que a qualidade de serviços prestados pela MAC não resulta apenas do somatório dos conhecimentos e da dedicação de cada um dos seus profissionais, mas muito mais do apuramento duma equipa que levou anos a ser aperfeiçoada, e que se mantém empenhada na missão de assegurar os melhores cuidados de saúde pública, achamos absolutamente necessário manter como um todo indivisível o funcionamento desta equipa.


Pelo alto sentido de responsabilidade e de dedicação à causa pública, e pela consciência da absoluta necessidade de manter a capacidade de oferta dos melhores cuidados de saúde à mulher e ao recém nascido dentro do Serviço Nacional de Saúde, que é o único economicamente acessível a toda a população, sentimos ter o dever de consciência de elaborar este documento, de forma a que possam ser encontradas por quem de direito, as decisões que melhor sirvam os interesses da população e do País, com a garantia dos níveis de qualidade adquiridos e da gestão criteriosa do dinheiro público.




Documento elaborado pelos profissionais da Maternidade Alfredo da Costa após reunião no dia 5 de Abril de 2012.




Sem comentários:

Enviar um comentário