domingo, 20 de maio de 2012

Se Israel apoia o estabelecimento de um Estado Palestiniano, então, porque é constrói no seu território?





                             M. Abbas na Assembleia Geral da ONU



1 - Mahmoud Abbas,  presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestiniana):
"A lógica é simples: se o senhor apoia o estabelecimento de um Estado palestiniano, então, por que é que constrói no seu território?", pergunta Abbas ao primeiro-ministro israelita Netanyahu - em carta entregue ao governo israelita a 17 de Abril último.  O texto da carta foi divulgado (a 16) pelo jornal Filasteen (Palestina).


(Os sublinhados são da minha responsabilidade. A partir de: vermelho)



2 - Fica registada a, sábia, pergunta de M. Abbas a Netanyahu (a 17 de Abril).

- Que poderia ser extensível ao seu (de Israel) protector dourado, financiador e fornecedor de armas - armas, que Israel usa, ilegalmente, na colonização da Palestina e na repressão do seu povo; fazendo "tábua rasa" e rasgando impunemente tudo o que é direito internacional (e dezenas de resoluções da ONU), há dezenas de anos - os EUA, que, hipocritamente, "defendem": a "existência de 1 estado palestiniano, que seja viável, contíguo, soberano e independente".

- Mas, bloqueando na prática esses princípios (que afirmam defender), e, tudo o que possa conduzir à construção, de facto - pois é a prática e não meras declarações ocas (apenas para mundo ver ou ouvir) que caracterizam e definem as intenções e os comportamentos ... - de "um estado palestiniano que seja viável, contíguo, soberano e independente"...



3 - Ou, como a elegância "simples" da lógica se pode transformar num obstáculo (ou muro) intransponível ...

__________





__________






Sem comentários:

Enviar um comentário