sexta-feira, 3 de maio de 2013

Papoilas, CIA, talibans, americanos e "Lucy In The Sky With Diamonds"





CIA pagou dezenas de milhões de dólares ao Presidente do Afeganistão

Dezenas de milhões de dólares em dinheiro foram entregues pela CIA ao Presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, durante mais de uma década. Grande parte do dinheiro foi para os senhores da guerra e os políticos do regime, muitos com ligações ao tráfico de droga e, em alguns casos, aos Taliban. Objetivo principal era manter o acesso a Karzai e ao seu círculo interno, a fim de garantir a influência da CIA no palácio presidencial.

O presidente Hamid Karzai conversa com o presidente Barack Obama durante o início do jantar no palácio presidencial em Cabul, Afeganistão, 28 de março de 2010. (Official White House Photo by Pete Souza)


Dezenas de milhões de dólares em dinheiro foram entregues pela CIA em malas, mochilas e sacos de plástico de compras ao Presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, durante mais de uma década, segundo o diário norte-americano New York Times, que cita antigos e atuais conselheiros do presidente afegão.
O chamado "dinheiro fantasma" servia para adquirir influência para a Agência Central de Inteligência (CIA), mas acabou por promover esquemas de corrupção e alimentar habilidosos senhores da guerra, minando a estratégia de saída de Washington do Afeganistão.
"A maior fonte de corrupção no Afeganistão", disse um oficial americano ", foram os Estados Unidos", segundo o jornal.
A CIA recusa-se a comentar a notícia e o Departamento de Estado dos EUA disse que não comentava no imediato. O New York Times não publicou qualquer comentário de Karzai ou do seu atual gabinete.
"Nós apelidávamo-lo de 'dinheiro fantasma", disse Khalil Roman, chefe de gabinete de Karzai entre 2002 e 2005. "Vinha em segredo e saía em segredo."
Por mais de uma década, o dinheiro era deixado mensalmente no gabinete do presidente afegão.
Distribuir dinheiro é um procedimento padrão da CIA no Afeganistão desde o início da guerra.
Os pagamentos em dinheiro ao gabinete do presidente não parecem estar sujeitos a supervisão e as restrições colocadas sobre a ajuda oficial americana ao país ou programas de assistência formais da CIA, como o financiamento de agências de inteligência afegãs, e não parecem violar as leis norte-americanas, avança o New York Times.
Não havia nenhuma evidência de que Karzai recebia pessoalmente algum do dinheiro, adiantou uma fonte das autoridades afegãs. O dinheiro era tratado pelo seu Conselho de Segurança Nacional, acrescentou.
Funcionários americanos e afegãos, familiarizados com os pagamentos, foram citados como tendo dito que o objetivo principal em fornecer o dinheiro, era para manter o acesso a Karzai e ao seu círculo interno e para garantir a influência da CIA no palácio presidencial, que detém um enorme poder no governo altamente centralizado do Afeganistão .
Grande parte do dinheiro foi para os senhores da guerra e os políticos do regime, muitos com ligações ao tráfico de droga e, em alguns casos, aos Taliban. Autoridades norte-americanas e afegãs citadas afirmam que a CIA apoiou as mesmas redes de clientelismo que diplomatas dos EUA e agentes policiais lutaram para desmontar, deixando o governo nas garras do crime organizado.
Em 2010, Karzai disse que o seu gabinete recebeu dinheiro em sacos do Irão, mas que era uma forma transparente de apoio que ajudou a cobrir as despesas no palácio presidencial. Ele disse na mesma altura que os Estados Unidos fizeram pagamentos similares.



- A partir de:  Esquerda.net




Sem comentários:

Enviar um comentário